5º Passeio TT Encostas Douro - jipes
Passeio TT Encostas Douro - Jipes
O grande dia exclusivo para jipes desta edição do Passeio aconteceu Sábado, dia 20 de Abril. Assim como na semana anterior a manha prometia um dia excelente para bom um passeio todo-o-terreno, sol e temperatura agradável.
O local de encontro foi em São João da Pesqueira, no já tradicional ponto de encontro "Pista dos Cavalos" onde o Clube fez uma pista de obstáculos para no final os participantes poderem experimentar os seus veículos num percurso diferente que apenas o "monte" que iria marcar todo o dia de percurso de cerca de 50km.
O local de encontro foi em São João da Pesqueira, no já tradicional ponto de encontro "Pista dos Cavalos" onde o Clube fez uma pista de obstáculos para no final os participantes poderem experimentar os seus veículos num percurso diferente que apenas o "monte" que iria marcar todo o dia de percurso de cerca de 50km.
Saindo de São João da Pesqueira em caravana até à entregas dos road-books, os participantes encaminharam-se depois até Ervedosa do Douro descendo até ao rio Torto, com uma passagem a vau no rio, seguindo depois para Castanheiro do Sul para um porto de honra antes do pequeno-almoço na localidade de Espinhosa do Douro, sempre rodeados por paisagens marcadas pelo colorido dos vinhedos, belas amendoeiras em flor e floresta. O primeiro ponto de dificuldade, para quem gosta de mais adrenalina, situou-se logo antes do primeiro porto de Honra, depois do pequeno-almoço em Espinhosa do Douro, um caminho rochoso levou os participantes até Trevões para o desejado almoço, não sem antes os carros que escolheram o percurso difícil passarem em mais uma dificuldade junto a uns moinhos abandonados na ribeira de galegos. Esta aposta numa primeira parte do percurso diferente foi muito positiva e comentada. Muitos adoraram esta parte do percurso totalmente diferente do comum de um passeio Duriense, uma paisagem mais selvagem e inóspita, caminhos mais duros, pontos de dificuldade que exigiam perícia e não tanto a força do motor. Durante o almoço o convívio e a boa disposição não faltaram, assim como não faltou boa comida, bebida à discrição e qualidade nas instalações.
Na segunda parte do passeio os participantes seguiram em direção a Valongo do Azeites, agora o percurso mudara para um trajecto um pouco mais rápido e paisagens marcadas pela vinha. Iniciou-se em Valongo uma descida por caminhos íngremes e socalcos por onde outrora animais de carga traziam água e transportavam toda a carga da lavoura regional, até uma passagem de água onde se situava o porto de honra da tarde, novamente com várias bebidas frescas e um bom vinho do porto, e mais um ponto de dificuldade, desta fez uma subida picada onde mais uma fez a perícia do condutor seria o fator chave, um bom arranque e uma aceleração continua sem medos seriam o segredo para conseguir subir. Entretanto, antes deste ponto de dificuldade, os participantes puderam divertir-se um pouco numa passagem de água, momentos de grande diversão numa tarde quente, enquanto outros juntavam-se na mesa do porto de honra e os corajosos enfrentavam a subida. A partir daí, e já com alguns participantes ansiosos pela pista de obstáculos, o percurso seguiu para o ponto de encontro em São João da Pesqueira, onde acabou o passeio com um porco no espeto, mais bebidas variadas e à descrição e uma pista de obstáculos com 3 buracos de dificuldade média, cruzamentos de eixos, um buraco difícil onde os mais bravos batalharam acirradamente para subir e mais algumas brincadeiras que atraiu muito público do concelho. O fato de os dias serem agora maiores ajudou à festa que se prolongou até à noite.
Da parte do Clube ficou a certeza que o evento deste ano foi um grande sucesso na medida em que se conseguiu oferecer muito por pouco dinheiro, o nosso objetivo é dar aos nossos aderentes a máxima qualidade no que toca ao todo-o-terreno e foi isso que aconteceu, apesar de a adesão não ter sido grande o evento foi gigante em tudo, alimentação, trajeto, organização, convívio, grandes lembranças. A todos os presentes nos dois fins-de-semana o nosso muito obrigado