Passeios TT
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias

YAMAHA DT-1: MOTA REVOLUCIONÁRIA

2/28/2017

0 Comments

 

YAMAHA DT-1: UMA MOTA REVOLUCIONÁRIA

Imagem
Foi em 1968 que a Yamaha DT-1 entrou em cena e mudou para sempre o motociclismo.

Logo no primeiro ano foram vendidas 50.000 unidades e neste artigo do Clube DouroXtreme vais conhecer o porquê do sucesso desta mota.


O INÍCIO

Imagem
A Yamaha inicia a sua produção de motas em 1953 com 125cc YA-1, começando a exportar para os EUA em 1958. Inicialmente contou com a ajuda da Cooper Motors e dois anos mais tarde já possuía os seus próprios concessionários.

As motas a dois tempos da Yamaha melhoravam a cada ano, assim como a reputação da marca, exemplo disso foi a 250cc Ascot Scrambler de 1963.

Crescendo no mercado a Yamaha começa  a trabalhar no modelo DT-1 no início de 1966. A ideia de construir uma mota que servisse para andar tanto em estrada como em trilhos fora da estrada adveio de alguns entusiastas de todo terreno que trabalhavam na marca, de alguns pilotos e comerciantes.


ALGO NUNCA ANTES VISTO

Imagem
Antes do lançamento da Yamanha DT-1 não existiam motas que permitissem andar tanto em estrada como em trilhos de monte 100% confiáveis, com boa potência e a um preço acessível.

As marcas, até 1968, vendiam motas de estrada pesadas e grandes, e quando surgia uma mota específica para todo terreno era muito cara como foi o caso da Greeve, Montesa e Penton (inicio da exportação para os EUA em 1974). Contudo já existiam motas produzidas com o objetivo de andar em estrada e fora dela, mas não tinham a versatilidade e as características que fizeram da Yamaha DT-1 um sucesso.

​


​ACESSÍVEL, PRÁTICA E RESISTENT

Imagem
A Yamaha DT-1, de motor a 2 tempos, era resistente, barata, fácil de conduzir, poderia andar tanto em pistas como em trilhos offroad e no final do dia podia-se seguir viagem para casa em cima da mota.

A Yamaha DT-1, ao contrário das motas até então, possuía um quadro leve mas resistente, uma suspensão que dava conforto em longas viagens, pneus desportivos mistos, um motor confiável e com boa potência, um sistema Autolube que misturava automaticamente o óleo com a gasolina, e elementos de motas de estrada.

Se a tudo isto adicionarmos um preço mais baixo que as motas concorrentes, o resultado só poderia ser um: sucesso!

O sucesso da Yamanha DT-1 veio redefinir o mercado para as motas de estrada e motas de cross, principalmente nos EUA.

A primeira produção de 12.000 unidades esgotou rapidamente e a marca não hesitou em aumentar imediatamente a sua produção enquanto a concorrência continuava a ver as motas a passar. Nesse ano foram vendidas 50.000 Yamaha DT-1.

Imagem
A Yamaha não se destacou por trazer uma evolução de alguma peça ou parte da mota, a DT-1 teve sucesso por combinar e melhorar várias partes das motas até então.

A mota possuía um quadro único em aço. A agilidade da mota advinha de uma distância entre eixos de 135.89cm. Possuía uma suspensão traseira de braço oscilante em aço. A frente vinha equipada com garfos telescópicos.

A estas características somava-se a possibilidade de os revendedores de peças oferecerem atualizações e melhorias nas peças, tanto para a frente como para a traseira da mota, melhorando o amortecimento e conforto na condução.


MUDANDO MENTALIDADES

Imagem
Para além de transformar a indústria e o mercado das motas a Yamaha DT-1 ajudou a limpar a imagem negativa que se tinha sobre os motociclistas até 1970. Na época ter uma mota significava estar ligado ao mundo do crime.

O modelo DT-1 da Yamaha, através de um esforço de popularizar e engrandecer a sua mota por meio da sua vertente de mota de cross, mostrou que ter uma mota era saudável e atlético.

​



Com o sucesso do DT-1, a Yamaha continuou a postar nas suas motas começando a apresentar, a partir de 1971, modelos como a 90 (HT-1), 125 (AF-1) ou a 360 (RT-1), com variantes de mota de estrada e mota de cross, e até uma 60cc chamada de JT-1 Mini Enduro.

A Yamaha DT-1 não foi a primeira mota do mundo com a dupla finalidade de ser tanto uma mota de estrada como uma mota de cross, contudo nunca nenhuma mota criada com esse objetivo, como a Montesa Scorpion ou a Bultaco El Montadero, conseguiu ter o conforto, durabilidade e a boa condução da DT-1.

Como diz o ex motojornalista David Edwards: “Se foi a primeira mota com dupla finalidade no mundo? Não. A mais importante mota com dupla finalidade? Sem dúvida.”

mais informações sobre motas de cross
Enduro
Passeio tt para motas de cross
FONTES:
http://www.autoevolution.com
http://www.motorcycleclassics.com
http://www.motorcyclistonline.com
http://www.bikeexif.com
0 Comments



Leave a Reply.

    Blog TT

    Categoria​s

    All
    1 Motas TT
    2 Jipes TT
    3 Calendário TT
    4 Mx Trainning
    5 Vintage TT


    Segue-nos

    Imagem
    Imagem
    Imagem
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias