Passeios TT
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias

O PRIMEIRO TOYOTA BJ (1951-1953)

10/25/2016

0 Comments

 
TOYOTA BJ (1951-1953)

O PRIMEIRO TOYOTA BJ (1951-1953)

O Toyota Land Cruiser é o veículo com mais história da Toyota. Marcando o todo terreno ainda nos dias de hoje. Este veículo 4X4 teve a sua origem no modelo BJ de 1951.

Neste artigo vamos abordar as origens e o que tornou celebre o Toyota BJ, o primeiro jipe da marca Toyota. 



SABIAS QUE:

carroçaria toyota bj
Os Modelos Land Cruiser são identificados com códigos alfanuméricos. Identificam a série do motor, designação da carroçaria e país de produção. Como exemplo temos o BJ40, motor série “B”, produzido no Japão “J“ e carroceria curta série 40.



O INICIO DA HISTÓRIA 

primeiros toyota bj
O Toyota BJ surgiu depois da II Guerra Mundial e combina a tecnologia desenvolvida durante a guerra e os melhores materiais da época. Foi a conjugação destes dois fatores que fizeram do Toyota BJ uma grande máquina todo terreno.

Depois da II Guerra o Japão vivia tempos muito difíceis devido à recessão imposta pelos EUA que resultaram em pouco desenvolvimento industrial, capacidade de importação e instabilidade social. Até que a Guerra da Coreia começou em 1950 e os EUA precisavam de uma base na Asia onde pudessem adquirir material militar. Para isso convidou os fabricantes Japoneses a desenvolverem protótipos para camiões 4x4 compactos e outros veículos. E foi assim que a história do Toyota BJ começou em 1951.

​



O TOYOTA BJ

o toyota bj
Para começar o chassis do Toyota BJ tem como base o chassis do modelo militar SB (modelo original de 1947. Pesava 1 tonelada e tinha um motor de 995cc), assim como a suspensão mais macia que daria ao Toyota BJ uma condução mais confortável.

O motor original do Toyota BJ era um 6 cilindros a gasolina, de 3386cc e 86cv, refrigerado a água. Tinha uma transmissão de 4 velocidades não sincronizadas e uma caixa de transferência simples. Tinha 3200rpm e um torque máximo de 22kg/1600rpm. Devido a esta força o Toyota BJ não possuía mudanças LO.

Apesar de ser quase de loucos para a época combinar um motor de um camião de 4 toneladas num chassis de um camião compacto (o camião SB tinha 2400mm de distância entre eixos e era cerca de 200mm maior que o jipe) a combinação foi perfeita, para sorte da Toyota, que tal como o país, ainda recuperava da destruição da guerra, e não tinha outros materiais com que trabalhar.

O Toyota BJ de 1951 era amplo e tinha grande força, era o veículo ideal para transporte de material, sendo este um dos fatores-chave no sucesso do veículo fora do Japão.



2 ANOS DE MUDANÇAS

2 anos de mudanças no toyota bj
Até 1953 o Toyota BJ passou por uma série de mudanças. O tejadilho de lona passou a ser de metal, e um modelo fechado para passageiros também foi lançado. Para as necessidades de transporte o jipe foi aumentado em 500mm e convertido numa pickup. Houve ainda o lançamento de um modelo com uma cama na cabine. Para além dos vários modelos havia muitas variações no Toyota BJ como a localização da rota sobressalente.
​
Uma das características destes primeiros modelos era o volante ocupar cerca de metade do painel de instrumentos. O motorista sente-se um pouco apertado ao volante, e quando se anda com passageiros a condução fica bem complicada. 



TOYOTA BJ VS JEEP WILLY´S

 TOYOTA BJ VS JEEP WILLY´S
  1. O Toyota BJ também teve como finalidade o apoio às Forças da Polícia Nacional, como acontecera com o Jeep Willy´s. Aliás os depois modelos são bem parecidos (especialmente se virmos o Willy´s de 1941) no design mas existem várias diferenças nos modelos.
  2. O Willy´s tem um motor de 4 cilindros em linha de 2.2 litros, já o Toyota BJ tem 6 cilindros em linhas de 3.4 litros.
  3. O Chamado motor de tipo B do Toyota BJ tem um deslocamento maior do êmbolo e cabeça do cilindro maior, mais adequado para a nova era 4X4 que se avizinhava. O Willy´s tem um perfil de capô baixo com cabeças do cilindro de tipo side-valve.
  4. O Toyota destaca-se ainda pela força grande força e forte binário, que exclui a necessidade de ter mais torque por meio de mudanças LO.
  5. Possui molas de lâmina apoiadas num eixos dianteiro totalmente flutuante e molas de lamina num eixo traseiro semiflutuante.
  6. A carroçaria do Toyota BJ é mais estreita na frente e mais larga na traseira. Esta conceção foi desenvolvida para que o motor ficasse melhor apoiado na frente e a traseira ampla fornece-se mais estabilidade às rodas.
​
​

​
​O Toyota BJ foi, segundo o site da Toyota, um veículo superior ao Willy´s. Tinha um deslocamento do pistão maior, assim como uma distância entre eixos e carroçaria maiores. A suspensão é mais macia o que reduz a fadiga do condutor.

Quando a produção em larga escala dos modelos posteriores começou em 1953, foi o este Toyota BJ que primeiro trilhou os caminhos para os mercados internacionais.

Grande força de torque, tipo de suspensão, durabilidade, história e estética fazem do primeiro modelo BJ um verdadeiro Vintage TT.

​
Descobre mais
Passeio tt
passeio tt nocturno
Fontes:
http://www.toyota-global.com
http://www.amigosjaponesesantigos.pt
https://en.wikipedia.org
https://www.the-blueprints.com
0 Comments



Leave a Reply.

    Blog TT

    Categoria​s

    All
    1 Motas TT
    2 Jipes TT
    3 Calendário TT
    4 Mx Trainning
    5 Vintage TT


    Segue-nos

    Imagem
    Imagem
    Imagem
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias