Passeios TT
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias

COMO SALTAR COM UM QUAD

1/10/2017

0 Comments

 

COMO SALTAR COM UM QUAD

Como saltar com um quad

Saltar com o nosso quad numa pista ou em outro trilho deverá ser tão ou mais sensacional como fazer curvas em slide, acelerar a fundo ou fazer trilhos lamacentos. Qualquer tipo de condução em trilhos diferentes são fantásticos mas a sensação que sentimos quando estamos no ar é difícil de descrever e de bater.

Podes fazer grandes saltos ou saltar com estilo, mas será que está a ter realmente bons saltos e a fazê-los com segurança?

É para falar sobre como fazer saltos com um quad que o Clube DouroXtreme trouxe este artigo. Quer sejas um principiante ou tenhas experiência, de certeza que te vamos dar algumas boas informações e dicas para começares a saltar e melhorares os teus saltos com o teu quad.
​
Antes de iniciar é importante frisar que nunca deverás descurar do teu equipamento, botas, luvas, capacete, óculos, calças compridas e cervicais são alguns elementos principais. Salta sempre com toda a segurança!
​

1 – SALTOS PARA PRINCIPIANTE

Saltar com um quad para principiantes
O principio mais básico num salto com quad é saltares e aterrares sempre com as rodas da frente ligeiramente mais altas que as rodas traseiras. Manter o quad neste ângulo é muito importante. Aterrares com as rodas traseiras vai dar-te uma aterragem mais suave do que com as rodas da frente ou com as quatro rodas, e não só!
​
Outra coisa a ter em mente é a posição do corpo. Deves saltar sempre em pé ou pelo menos um pouco levantado do assento. As tuas pernas devem trabalhar e mover-se em sintonia com a suspensão, comprimindo e voltando para cima. Se não o fizeres, muito provavelmente vais saltar em cima da mota e ter uma aterragem no mínimo desconfortável. Deixares que o quad mover-se debaixo de ti é o segredo para teres mais controlo.
​
Saltar com um quad para principiantes
Preparares-te para o salto numa posição de ataque semi-levantado permitir-te-á moveres o teu corpo em todas as direções e corrigires mais facilmente qualquer ângulo.

Existem dois fatores que influenciam a colocação do quad num bom ângulo para saltar: 1ª Posição corporal; 2ª Posição do acelerador.

Normalmente quando nos aproximamos de um salto, colocamo-nos em pé, com o peso do nosso corpo ligeiramente mais sobre a traseira da mota para que a frente fique mais leve. Deves manter uma aceleração constante para prevenir que a frente do quad embique de repente para baixo depois de estares no ar. Se sentires que estás a ir rápido de mais largar um pouco o acelerador e só em último caso deverás usar os travões. Acelera quando estiveres no salto.
​
Para saltar bem com um quad é preciso prática até ganharmos confiança e “acharmos o ponto certo”. Deves começar sempre com saltos pequenos quer não tenhas muita experiência quer estejas a conduzir um quad novo. Cada máquina tem as suas diferenças.
​
​



​2 – UM NÍVEL MAIS AVANÇAD

Saltar com um quad se tiveres experiência
Nem sempre as coisas correm como planeado num salto com quads, o salto poderá ser mais íngreme do que parecia, ou rodamos o acelerador demais. Nestes casos e em muitos outros o que devemos fazer?

Em primeiro devemos colocar o nosso corpo para a frente ao mesmo tempo que empurramos o guiador para baixo. Deves também desacelerar e provavelmente travar um pouco. Sim, mesmo no ar os travões podem ajudar! Ao parar de repente a rotação das rodas traseiras a inércia é transferida para a frente do quad, fazendo com que este baixe alguns graus. Carrega na embraiagem quando usares os travões para que o motor não pare na aterragem.
​
Quando aterrares com a frente da mota muito levantada larga o acelerador e coloca o teu corpo para a frente e fica preparado para empurrar o guiador.
​
Saltar com um quad se tiveres experiência
​Outra situação inesperada é a traseira da mota subir demais quando saltamos, resultando num descontrolo na frente da mota. Se sentires que as rodas traseiras estão mais altas que as rodas da frente, coloca o teu peso o mais atrás possível e acelera a fundo. O aumento repentino da aceleração fará com que a parte da frente do quad gire na direção oposta, ou seja, a traseira da mota vai baixar e a frente vai subir. Isto também irá fazer com que tenhas uma melhor posição horizontal quando aterrares.

​

3 – SE O QUAD INCLINAR NO AR

Salto com o quad inclinado
A melhor técnica para saltar com um quad é muito semelhante à de uma mota de 2 rodas, porém no quad temos que ser mais cautelosos na inclinação da mota quando deixamos a rampa do salto. Aterrarmos com a mota inclinada pode trazer problemas físicos ou dobrar o eixo.
​
Por vezes acontece batermos com a roda numa pequena saliência e o quad começa a inclinar-se no ar. Quando isto acontecer deverás corrigir o padrão de vôo de modo a que as rodas traseiras toquem no chão ao mesmo tempo. Para fazeres isso, coloca o peso do teu corpo para o lado oposto à inclinação, mais uma vez, é muito importante estares em pé sobre os pedais. Assim será mais fácil moveres o teu corpo para a perna esquerda ou direita.
​
Salto com o quad inclinado

​Outra situação que pode ocorrer é o quad entrar e sair da rampa do salto em slide, isto pode acontecer se acelerares muito. Nesta situação deves, em primeiro lugar, apontar as rodas da frente para onde elas deveriam ir num salto normal a direito. Inclina o teu corpo na posição oposta ao slide da traseira do quad, mantém a acelerar e espera pelo impacto no chão. Se seguires estas dicas a probabilidade de o quad endireitar e voltar para o trilho é grande.

​


​4 – DEVAGAR SE VAI AO LONGE

Treina o salto com o teu quad

Sempre que vires grandes pilotos a darem grandes saltos, como o João Vale ou o Firmino Salazar, lembra-te que ele já tem muita experiência de condução. Não penses que só por teres o mesmo modelo de mota e teres lido este artigo que vais conseguir fazer as mesmas manobras que o João em pouco tempo.

Se fores um piloto novo e com pouco experiência, vai com calma, treina e ganha prática. Quanto maior o salto e quanta mais velocidade usares maiores serão as probabilidades de as coisas correm mal.
​
Desenvolve a tua técnica primeiro em pequenos saltos e só depois pensa em voos mais altos.
Nunca, mas nunca te esqueças de usar as proteções que falamos no início do artigo!

Se estiveres interessado em praticar os teus saltos podes fazê-lo na pista de motocross do Clube DouroXtreme. A pista está sempre aberta e é gratuita!

Mais informações sobre quads
pista de quads
Fonte: dirtwheelsmag.com
0 Comments



Leave a Reply.

    Blog TT

    Categoria​s

    All
    1 Motas TT
    2 Jipes TT
    3 Calendário TT
    4 Mx Trainning
    5 Vintage TT


    Segue-nos

    Imagem
    Imagem
    Imagem
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias