Passeios TT
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias

COMO CURVAR NUMA PISTA DE MX

1/19/2016

1 Comment

 
Imagem
Aprender a curvar numa mota de cross não é fácil mas desde que se tornou numa componente básica das pistas de motocross e de alguns trilhos todo terreno é melhor passar algum tempo a aperfeiçoar a técnica de curvar, especialmente se pretende entrar em corridas.

As curvas são uma grande oportunidade de ultrapassar pilotos e melhorar tempos.

​Há muitas variáveis a ter em conta: velocidade; tração; terreno; posição corporal; controlo do acelerador. A chave é conseguir juntar todos estes componentes num movimento fluído (é muito mais fácil dizer que fazer).

O BÁSICO

Não existem curvas iguais numa pista de motocross, depois de passares os pilotos que vêm atrás criam novas linhas e trajectórias, por isso conta sempre com o inesperado a cada volta

Embora as técnicas para curvar variem consoante o tipo de curva existem alguns princípios básicos que são comuns a todas.
Imagem
Manter a cabeça erguida durante a condução é sempre importante. É natural que os olhos foquem o interior da curva (principalmente se for uma curva apertada), por isso treina a tua visão para olhar toda a curva (entrada e saída) e não apenas para a curva.

Também quererás um centro de gravidade mais baixo na curva ao colocares-te numa posição sentada, deslocando o teu peso para a frente da mota e esticando a perna para dentro da curva. Isso ajuda a dar melhor tração a ambas as rodas. Mantém a frente da mota para baixo e evita que a traseira deslize.

ACELERADOR E TRAVÕES

Fazer curvas requer sincronização de corpo e mente, embraiagem, acelerador e travão.

É melhor travar ou alterar a mudança antes de entrares na curva, especialmente se a curva for à direita porque vais precisar de tirar o pé do travão traseiro para esticar a perna.
Imagem
Procura ter engatada a mudança correta, assim só tens que te preocupar em controlar o acelerador.  Às vezes poderás acelerar enquanto travas, o que é bom, mas procura fazê-lo fluidamente.

INCLINAÇÃO E PERNAS

Imagem
Fazer uma curva inclinado pode parecer estranho, principalmente no início. É natural colocarmos a perna de forma a ganhar equilíbrio, mas a tua perna não deve servir como contra-peso e por isso deve manter os pés nos apoios de pés o máximo de tempo possível, antes e depois da curva.
​
Uma regra de ouro é começares a esticar a perna enquanto passas da posição em pé para a posição sentada. Mantém os dedos dos pés ligeiramente para cima e desliza o pé perto do chão.
​
Se tiveres a ir muito rápido, com má posição corporal e com o pé pouco levantado podes ficar com o pé preso na pista o que pode resultar num joelho torcido ou estragos na mota. Isto acontece quando começas a ficar cansado.

CURVAS LISAS OU PLANAS

Imagem
As curvas planas podem trazer dificuldade acrescida porque não há terra solta para a mota agarrar e as rodas deslizarem para fora. Nestes casos desacelera. Deves procurar uma linha suave e o mais pequeno torrão de terra, solavanco ou algo que te dê mais tração, por mais pequena que seja.

Travão e acelerador são muito importantes assim como velocidade moderada. Se o terreno estiver mesmo duro desacelera ainda mais.

CURVAS COM GOMA

São geralmente as curvas preferidas numa pista. Elas permitem que faças a curva mais rapidamente porque consegues maior tração e funcionam como uma espécie de guia. Isto não quer dizer que não possas cortar a curva.

​Nas curvas com goma aceleração e controlo no travão ainda se aplicam, mas há um pouco mais de margem de erro do que nas curvas planas.
Imagem

CURVAS ESBORACADAS

É importante olhar em frente e alinhar sempre bem a mota para que a roda dianteira e traseira não caiam nos buracos.

Não te esqueças que só porque foste bem sucedido na primeira volta não quer dizer que na segunda volta o buraco esteja igual. Olha sempre em frente e procura uma linha alternativa.
Imagem
Se entrares num buraco cuidado com a excessiva aceleração pois podes sacar cavalo mais facilmente.
​
​Uma vez que os sulcos começarem a ficar muito fundos dos lados podes bater no chão com os apoios de pés, protetor de corrente ou forquilha.

PRÁTICA!

Técnicas de curvar apropriadas requerem um conjunto de elementos que se combinam, e a única maneira de progredir é praticando.

Exercícios em círculo são uma óptima maneira de melhorar a técnica de curvar e não precisam de muito espaço.
​
O vídeo a seguir é de Shane Watts e mostra como é na prática. Wattsy mostra porque treinar no circulo, como fazê-lo (embora ele meta a 4ª mudança, o que pode não ser bom para iniciantes) e ainda sugestões para a construção de um circulo.
Fonte: DirtBikes 101
Se ficaste com vontade de treinar as tuas curvas experimenta a pista de motocross do clube. Está à tua inteira disposição 24horas por dia 7 dias por semana e é totalmente grátis andar na pista.

1 Comment
paulo link
11/8/2017 11:35:53 am

cero esta mota crosse portugal braga porta75 kuanoveninho 40050

Reply



Leave a Reply.

    Blog TT

    Categoria​s

    All
    1 Motas TT
    2 Jipes TT
    3 Calendário TT
    4 Mx Trainning
    5 Vintage TT


    Segue-nos

    Imagem
    Imagem
    Imagem
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias