Passeios TT
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias

11 PRANCHAS PARA TODO TERRENO

2/21/2017

2 Comments

 

11 DE PRANCHAS PARA TODO TERRENO

Imagem
Sempre que saímos para o monte, ou outro tipo de trilho, com o nosso jipe 4X4, tudo pode acontecer principalmente ficarmos enrascados numa dificuldade.

Ultrapassar trilhos com muita lama, buracos ou rochas exige domínio sobre a máquina e sabedoria, mas existem recursos que nos podem valer de muito para transpormos essas dificuldades.

Um desses recursos são as pranchas de desatasco e é sobre os tipos de pranchas, marcas e como usá-las que este artigo do Clube DouroXtreme vai tratar.


O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?

Na maioria dos casos as pranchas de desatasco são utilizadas quando o nosso jipe 4X4 fica preso no trilho, quer seja um trilho de lama, areia, com rochas, neve, fendas ou vaus.

As pranchas são acessórios para todo terreno que conferem tração ao jipe. Colocadas junto às rodas, as pranchas vão permitir que o jipe tenha uma superfície que garanta tração. Também podem servir como pequenas pontes para fendas, buracos, subidas e descidas ingremes.


​TIPOS DE PRANCHAS

As pranchas surgiram sobretudo na II Guerra Mundial e eram feitas de alumínio ou ferro principalmente. São este tipo de pranchas que normalmente se veem mas hoje existem novas marcas e produtos.

Existem hoje pranchas feitas de vários materiais, entre os quais:
  • Nylon
  • Plástico
  • Borracha
  • Fibra de vidro
  • Alumínio
  • Aço
  • Ferro
​
Cada tipo de prancha tem as suas variações, design e performance consoante a marca.
A seguir vamos abordar alguns tipos de pranchas e marcas. No final daremos a nossa opinião sobre qual será a melhor. Se quiseres poder assistir já a este vídeo para veres as diferentes pranchas de desatasco de que vamos falar.


PRANCHAS EM NYLON E PLÁSTICO

MAX TRAX

Imagem
Das novas variedades de pranchas, provavelmente as mais conceituadas são as australianas Max Trax.

Feitas de nylon reforçado e estabilizador UV, estas pranchas são muito leves e de grande usabilidade. Pesão cerca de 3,8kg e possuem pegas dos lados para melhor transporte.

Na parte destinada à tração do jipe possuem grampos e a parte que fica voltada para o solo é formada por concavidades que aumentam a aderência ao chão.

O facto de o nylon não ser rígido permite que a prancha se molde ao pneu, garantindo mais probabilidade de tração, para além de voltar sempre ao seu estado original.

Possuem também a característica de ter uma pequena rampa em cada extremidade, o que facilita a subida do jipe e as torna bidirecionais.

Para além de serem fáceis de limpar, em algumas situações podem servir como pá. 


TREDS

Imagem
Treds é uma marca de pranchas muito similares às Max Trax.

Feitas a partir de materiais de poliolefina (plástico), as pranchas Treds possuem também “pregos” tipo cunhas tanto na parte superior como na parte inferior da prancha, o que garante sempre boa tração ao jipe. Podem ser usadas facilmente por serem leves, e tal como as Max Trax, possuem grande resistência, voltando à sua forma original depois do jipe lhes passar por cima.

Apesar de não serem projetadas para o efeito, em casos de emergência podem ser usadas como pontes, mas só em casos muito específicos.
​
Não possuem uma rampa dos dois lados o que as torna unidirecionais.


SMITTYBILT ELEMENT RAMPS

Imagem
As SmittyBilt também são produzidas a partir de nylon reforçado.

Assemelham-se muito às Max Trax e as Treds no design, usabilidade e adaptação a qualquer tipo de terreno.

As SmittyBilt conseguem suportar até 3492Kg.

São de fácil acomodação no jipe, podendo ficar encaixada uma prancha sobre a outra.

Um ponto fraco que o Clube DouroXtreme encontrou, durante as pesquisas sobre esta prancha de desatasco, foi que as SmittyBilt têm mais tendência para racharem e desfazerem-se com mais facilidade que as Max Trax e as Tred. Contudo são mais baratas que as marcas anteriores.

​



MAXSA INNOVATIONS

Imagem
Este é outro modelo de prancha que te poderá ajudar em qualquer situação.

São feitas em polipropileno de alto impacto extremamente durável.

As pranchas são vendidas sempre ao par a um preço próximo das Max Trax e Treds. Contudo o seu design não é tão bom quanto as duas marcas já citadas e não sabemos como se comportarão em trilhos todo terreno mais agressivos.

A Maxsa também possui pranchas dobráveis (mas não são a única marca a fazê-lo) ótimas para trilhos irregulares do tipo rochoso.

Apesar do seu diferente design, não sabemos, como já afirmamos, se as estas pranchas terão boa tração em trilhos de lama ou areia, apesar de a marca assumir no seu site que as suas pranchas podem ser usadas em neve, lama ou areia.

Vê o vídeo para saber como as Maxsa articuláveis se comportam.


GO TREADS

Imagem
Feitas em polipropileno de grande resistência e durabilidade, as pranchas Go Treads podem ser usadas em temperaturas de -37º sem que fiquem danificadas.

Possui para venda unidades padrão de 116cm mas pode-se encomendar pranchas mais longas.

Outra característica é ser articulável, o que garante mais adaptação ao terreno e menos espaço de arrumo.

O seu design de sulcos longitudinais permite boa tração às rodas e ao solo, a sua superfície macia faz com que a prancha se molde ao pneu.

Não serve como ponte e são mais indicadas para areia ou neve.
​
Assim como as anteriores pranchas, as Go Treads têm grande durabilidade e não desenvolvem deformações.


PRANCHAS EM FIBRE DE VIDRO

​SAND LIZARD RESCUE TRAX

Imagem
Estas pranchas são uma solução leve e prática para situações mais comuns e simples para darmos mais tração ao jipe.

São feitas de fibra de vidro de alta densidade, revestidas com um antiderrapante e com um design que proporciona bom atrito.

Apesar de serem rígidas as pranchas Sand Lizard Rescue Trax proporcionam boa estabilidade.

Pelo que o Clube DouroXtreme pôde averiguar, estas pranchas destinam-se apenas para trilhos de areia e lama, contudo poderão servir para outros fins como pequenas pontes, servir como mesa ou como chão quando o solo estiver muito molhado.

​



PRANCHAS EM BORRACHA
PILLOWTRACK

Imagem
Este tipo de prancha é, como o nome indica, uma almofada de ar com grande durabilidade e versatilidade. Feita à base de borracha pode suportar até 3175Kg.

Podem ser usadas em areia, tilhos rochosos ou servir como ponte para passar por fendas ou sulcos quando o jipe não tiver ângulo de ataque ou de saída suficiente.

Com um tamanho de 114cmX50cm, pesa cerca de 5kg e suporta até 8psi. É fácil de usar e depois de o ar ser retirado pode ser facilmente arrumada no jipe.

Contudo não é muito eficaz na areia ou na lama para além de ser conveniente termos algo com capacidade para as encher (a não ser que as tenhamos sempre com ar, e não é necessário que estejam sempre com 8psi).

Tem ainda a desvantagem de frequentemente as rodas deslizarem tornando-se perigoso, aumentando o risco de danos no jipe, além do deslizamento diminuir capacidade de resgate.


X-TRAX

Imagem
Feitas de borracha reciclada as pranchas X-Trax assemelham-se a um tapete de tiras de borracha de pneus amarradas com arame de aço.

De fácil arrumação e de ocuparem pouco espaço no jipe tem a desvantagem de não se fixar bem ao solo e com o jipe em movimento as X-Trax tendem a escorregar lateralmente, para além de não poderem ser usadas como ponte.

As X-Trax podem ser uma boa solução dependendo do tipo de trilho que fizeres. Vê o vídeo para tirares dúvidas.


PRANCHAS EM ALUMÍNIO
MANTEC

Imagem
As pranchas Mantec são feitas de um alumínio reforçado e o seu principal ponto forte está na conceção e desenho da sua superfície, sendo ideais para veículos pesados e trilhos com areia muito fina, lama ou neve.

Robustez e limpeza são as principais características. Apesar de serem fortes devido ao forte alumínio, cada prancha pesa apenas 6,3kg.

​



SAND LADDER

Imagem
Provavelmente serão das pranchas em alumínio mais conhecidas.

Não são muito pesadas, o modelo standard de 2 metros pesa cerca de 9,1kg.

As pranchas standard possuem 444mm de largura, comprimento que varia entre os 120mm e os 2000mm, com buracos em cone invertido na superfície de 60mm.

Em comparação com algumas das anteriores pranchas, o seu tipo de design não garante tanta tração mas o preço é muito mais baixo, o modelo de 2000mm custa 88€.

Estas pranchas são uma boa solução para quem pratica todo terreno em trilhos não muito agrestes e difíceis, pois a relação durabilidade/tração/preço é aceitável.


TOW TRUCK IN A BOX

Imagem
Fácil de usar, leve, muito barata (o pack standard custa à volta de 30€), não ocupa quase nenhum espaço no jipe e podem ser usadas em qualquer tipo de trilho.

Este tipo de prancha é feita de pequenas placas que poderão ser unidas consoante a distância que o jipe precisa percorrer para sair da dificuldade.

As placas Tow Truck in a Box são feitas em alumínio de boa qualidade. Suportando bem o peso do jipe não deformam nem enferrujam.

Contudo são menos largas que todas as opções aqui apresentadas, exige que montes as peças, e para jipes com pneus apropriados para todo terreno a tendência é para esta prancha de desatasco sair disparada com o girar da roda.


​
​A ESCOLHA CERTA

Imagem
Para nós aqui no Clube DouroXtreme a prancha ideal vai depender muito dos trilhos por onde cada condutor se aventura com o seu jipe.

Se fizeres passeios apenas por trilhos fáceis onde só em situações muito pontuais necessitas de um pouco de “tração extra” provavelmente as Tow Truck in a Box ou as X-Trax serão uma boa escolha. São leves, baratas, resistentes e de fácil arrumação no jipe. Contudo a sua fiabilidade é comprometedora.

Se fizeres passeios mais longos por trilhos enlameados ou rochosos e se gostas de acampar, as pranchas de alumínio talvez sejam a melhor opção. São resistentes, podem servir como mesa, podem fazer de ponte, não são muito pesadas e garantem boa aderência dos pneus.

Agora se gostas de trilhos bem difíceis e queres o melhor material sem dúvida que as melhores pranchas serão as Max Trax e as Treds. Das duas o Clube prefere as Max Trax, são mais caras mas sem dúvida as melhores. Muito leves, fáceis de usar, podem servir de pá, são de um material e design que garantem grande atrito tanto ao pneu como ao solo, voltam sempre à sua forma original nem que passe um veículo com 3000kg, são bidirecionais e de grande durabilidade e confiança. Só têm o defeito de não serem muito aconselháveis como ponte, mas não se pode ter tudo.

​


Este foi mais um artigo do Clube DouroXtreme para veículos 4X4.

Esperamos que as informações que aqui te deixamos te possam ser úteis quando adquirires pranchas para o teu jipe (se ainda não as tens aconselhamos-te a ter umas).
​
Se gostas de todo o terreno convidamos-te a conhecer os nossos passeios TT. Clicas nos cartazes! 

passeio tt
passeio tt
Fontes:
http://ibs-tech.ch/
http://www.smittybilt.com
http://www.maxsainnovations.com
https://www.frontrunneroutfitters.com
http://gotreads.com/
http://www.towtruckinabox.com/
http://doesitreallywork.org
https://curso4x4.wordpress.com
http://www.rituais.com
http://www.fourwheeler.com
http://www.offroaders.com
http://www.toughtoys.com.au
http://www.offroaders.com
http://www.expeditionportal.com
http://www.4-wheeling-in-western-australia.com
maxtrax.com.au
http://www.roversnorth.com
2 Comments
Carlos Manuel
3/4/2017 08:16:34 pm

Excelente artigo, onde posso comprar as "SAND LADDER"
o preço de 88€ é por prancha ou par ?

Reply
Clube DouroXtreme
3/8/2017 08:59:13 pm

Boas Carlos,
Já procuras-te nas casas da especialidade?
http://www.tecnoeleva4x4.com/
http://www.lojatt.com/
http://mastertt.com/pt/
http://www.point4x4.com/

Reply



Leave a Reply.

    Blog TT

    Categoria​s

    All
    1 Motas TT
    2 Jipes TT
    3 Calendário TT
    4 Mx Trainning
    5 Vintage TT


    Segue-nos

    Imagem
    Imagem
    Imagem
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • NOVIDADES
  • Enduro
  • Blog TT
  • Passeios TT
  • Motocross FMP E Pentacontrol
  • Motocross Quadcross
  • Pista de Motocross
  • Clube TT
  • Eventos TT
  • Notícias